14 ª  Marcha dos Vereadores, movimentou a cena política de Brasília

14 ª Marcha dos Vereadores, movimentou a cena política de Brasília

Na semana passada, aconteceu a 14 Marcha dos Vereadores na capital federal. O evento, contou com extensa programação entre os dias 26 e 29 de abril no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, foram palestras, mesas de debate e fóruns de discussão. Vereadores de todas as regiões do País marcaram presença, foram 1.300 inscritos, sendo 1.180 parlamentares de 340 municípios representado o poder municipalista, a União dos Vereadores do Brasil atua desde 1964.

A principal reinvindicação deste ano é a aprovação de mudanças no Pacto federativo, como a Proposta de Emenda à Constituição nº 172, de 2012, o texto é do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) veta a União imposição ou transferência de encargos ou prestações de serviços às unidades da Federação e aos municípios sem a previsão de repasses financeiros, foi aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2015 e aguarda votação no Senado. Mas uma divisão mais justa do bolo tributário nacional também é questionada pelos vereadores, assim como a transparência na gestão da máquina pública e a ética na política também estiveram em pauta.

A abertura oficial, na terça-feira á noite contou com a presença de diversas autoridades, Rodrigo Rollemberg, governador do DF, Gilmar Dominici, subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, a senadora Ana Amélia Lemos(PP-RS), o deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS), o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo, Francisco Donato, além do presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti e dos vice-presidentes Regilda Santos, Juninho Luna e o secretário Geral, Márcio Rosiak.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg destacou a importância da realização do evento na capital federal “Não somente por ser o expoente da política nacional, mas por receber grandes eventos como este. Precisamos construir um novo texto consistente que defenda um novo Pacto Federativo, mesmo enfrentando um momento econômico delicado, os munícipios não podem ser prejudicados”, explicou.

Durante o dia 26 os participantes da Marcha dos Vereadores tiveram diversas palestras, como temas como Agricultura, cooperativismo e desenvolvimento municipal, proferida pela representação do Ministério da Agricultura, Prestação de Contas de gestão de Câmaras de Vereadores e Prefeituras e a Repercussão nas Eleições Municipais, pelo advogado fluminense, radicado em Salvador na Bahia, Eduardo Requião. O juiz da Comarca de Mossoró/RN, Herval Sampaio Jr, falou sobre A importância da função do vereador para a retomada da política brasileira e o empresário Fabio Fiel, palestrou sobre Motivação para os desafios de uma nova política.

A quarta-feira (27) foi movimentada na Macha dos Vereadores que recebeu em seu palco principal o jornalista Adriano Mazzarino, que falou sobre comunicação e o mandato, ainda na parte da manhã recebeu os deputados federais, Alceu Moreira, Jerônimo Goergen, Mauro Pereira, o secretário da fazenda do RS, Giovani Feltes e o govenador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Já na parte da tarde, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, falou por uma hora e meia sobre o atual cenário econômico e seus desafios, enquanto que mais de cinquenta vereadores membros da União dos Vereadores do Brasil, foram recebidos pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB – AL), o grupo entregou a Carta de Brasília da Marcha dos Vereadores 2016, documento elaborado por uma comissão de vereadores, representantes de vários estados brasileiros, 14 itens diversos. O texto destaca assuntos como, redução de custos na máquina pública, combate a corrupção, construção de hospitais de pequeno porte (HPP) em todos os municípios entre outras questões que ampliem as gestões municipalistas.

O documento foi entregue pelo vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), o vereador Maurício Bezerra (PP-PI) , o coordenador da Comissão João Marcos Gomes, vereador (PP- PR), os parlamentares pediram que a carta tenha encaminhamento dentro da casa , não seja apenas um ato solene “ Os vereadores são os pontos de ligação entre a política e povo, estamos muito próximo da população, sabemos as diferentes realidades vivenciadas pelo povo”, disseram.

Renan Calheiros destacou a importância do legislativo municipal e colocou-se á disposição da UVB, “Nesse momento delicado precisamos dialogar com todos, estamos á disposição para alinharmos as necessidades dos municípios brasileiros, há muito o que ser feito”, enfatizou.

Tamém na quarta-feira, a tarde os vereadores ouviram as palestras do engenheiro Juliano Bueno de Araujo, da Coalizão Não ao Fraking, o Senador Álvaro Dias que falou sobre federalismo e a divisão de recursos entre união, estados e municípios.

Na quinta-feira, último dia da programação no Centro de Convenções, também foi de uma programação extensa, que iniciou com o promotor de justiça e ex-secretário de segurança pública de Alagoas, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, que falou sobre o tema segurança pública, o deputado federal Afonso Hann, teve sua participação, junto com o senador da Rondônia, Ivo Cassol, que explanou sobre a luta para aprovação e regulamentação da fosfoetanolamina (pílula do câncer). Ainda na manhã da quinta-feira, 28, houve uma apresentação dos cursos gratuitos de formação política da Fundação Ulysses Guimarães, apresentada pelos integrantes da FUG, Francisco Donato, Elisiane Silva e João Alberto Machado e a participação das mulheres com o tema mulheres na política.

Já na parte da tarde, as atividades iniciaram com as manifestações do deputado estadual Vilmar Zanchin e do representante do governo do estado do Goiás, senhor Meireles. Após houve o ato de lançamento do Manual do Candidato, pela  advogada brasiliense Gabriela Rollemberg e posteriormente sob a coordenação do procurador da UVB, Dr. Anderson Alarcon, iniciou se as discussões sobre as mudanças na lei eleitoral e seus reflexos, que contou como painelistas a Dra. Branca Bernardi, juíza  direito e juíza eleitoral do Paraná, o Dr. Juacy dos Santos, advogado membro do TRE/RO, a Dra. Viviane Macedo Garcia, advogada de Belo Horizonte/MG, a Dra. Georgia Nunes, advogada vice-presidente do IBRADEP – Teresina- PI e o Dr. Gustavo Guedes, advogado eleitoralista do Paraná. Também passaram pelo palco do auditório Planalto os deputados federais Heitor Schuh, Valdir Colato e Celso Maldaner e os deputados estaduais, Elton Weber e Catarina Paladini do RS.

O encerramento das atividades no local aconteceu com a entrega do Troféu Destaque Nacional da UVB e lançamento da Marcha dos Vereadores 2017, após o encerramento houve confraternização no mezanino norte, com apresentações artísticas. Na manhã da sexta-feira, os vereadores estiverem na marcha simbólica em frente ao Congresso Nacional.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), que exerce mandato em Iraí (PMDB- RS), faz um balanço sobre o evento deste ano “A participação dos vereadores foi atuante, recebemos muitas autoridades de diferentes esferas políticas, fomos recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, outros encontros irão acontecer nos próximos dias. Vamos reformular algumas coisas para o ano que vem, a marcha simbólica volta a ser durante e programação entre terça e quarta-feira para que assim, todos estejam representando suas cidades, tivemos abertura na mídia nacional e local, os nossos eventos e agenda continuam, e em outubro acontecem as eleições, é um momento intenso para todos da UVB”, falou.

***

Assessoria de Imprensa da 14 ª Marcha dos Vereadores – La Press Comunicação – Vanessa Castro – Jornalista – (061) 9211-9451

 

 

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil