Congresso Nacional dos Vereadores terá início nesta segunda na AMM

UVB 1

A União de Vereadores do Brasil (UVB) realizará nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, em Cuiabá, o Congresso Nacional dos Vereadores e Assessores Municipais. A iniciativa conta com a parceria da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa. Conforme o representante da UVB em Mato Grosso, Gaspar Jordão, o evento deverá reunir mais de 250 pessoas no auditório da AMM.  Ele afirmou que a cada 4 anos tem uma eleição para novos prefeitos e vereadores e a cada 2 anos há uma mudança na presidência das Câmaras Municipais. “Os dirigentes da mesa diretora são mudados e eles precisam adquirir mais conhecimentos para realizar uma boa gestão frente ao poder Legislativo Municipal. Convidamos os representantes das Câmaras de todas as regiões do estado”, ressaltou.

Na avaliação do presidente da UVB, Gilson Conzatti, é importante que o evento promova a capacitação dos vereadores mato-grossenses. “A qualificação e o aprendizado, sem dúvidas, é o melhor de um congresso como este que vamos realizar aqui na capital de MT, ainda mais neste momento em que a maioria das Câmaras Municipais estão em fase de transição de presidentes”, explicou.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, será um dos palestrantes do evento. Ele deve abordar os principais assuntos da pauta municipalista nacional, a revisão do Pacto Federativo e o repasse do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). “Esses dois assuntos compõe a pauta municipalista e deve pautar a mobilização dos prefeitos nos próximos meses. É fundamental que os vereadores conheçam a pauta e participem das mobilizações em prol dos municípios”, ressaltou.

Durante os dois primeiros dias de evento estão programadas palestras com parlamentares das bancadas federal e estadual, consultores técnicos e representantes do Tribunal de Contas do Estado.  O último dia de evento será dedicado para atividades na UCMMAT, inclusive, com a eleição da nova diretoria. As inscrições para o congresso devem ser feitas no site da UVB (www.uvbbrasil.com.br)

UVB - União dos Vereadores do Brasil