3ª Gincana Cidadã da Escola do Legislativo de Marabá – ELMAR

3ª Gincana Cidadã da Escola do Legislativo de Marabá – ELMAR

Escola do Legislativo de Marabá difundiu a importância de conhecimento da Constituição de forma lúdica entre os estudantes

A Escola Paulo Freire, de Novo Horizonte, foi a grande campeã da 3ª Gincana Cidadã realizada pela Escola do Legislativo (ELMAR) da Câmara Municipal de Marabá. Os alunos da Paulo Freire alcançaram 140 pontos e comemoraram muito no encerramento da competição.

A grande final contou também com as escolas Geraldo Veloso (segunda colocada, com 120 pontos); Pedro Peres em terceiro lugar (100 pontos); e São Félix, em quarto lugar (80 pontos).
A grande final, terceira fase do projeto, aconteceu no dia 30 de agosto e foi realizada em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por meio da Escola Superior de Advocacia, em celebração aos 30 anos da Constituição Federal.
Pedro Corrêa, presidente da Câmara, agradeceu à SEMED pelo engajamento em um projeto educativo que superou os desafios estabelecidos e queria que mais escolas municipais participassem da gincana. “Fico feliz por ver fruto do trabalho educativo ao longo deste ano. Cidadão nenhuma consegue evoluir sem ter consciência de seus direitos e deveres”, avaliou.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o professor Pedro Chaves parabenizou a realização da Gincana e sustentou que foi muito importante o projeto ser trabalhado em sala de aula. “Agora, ele precisa ter continuidade e alcançar mais escolas. É nesse tipo de atividade que são plantadas sementes sobre cidadania na mente das crianças e adolescente. Precisamos consolidar esse caminho com a nova geração”, disse o educador.
Rodrigo Botelho, representando a Escola Superior de Advocacia, também elogiou a realização da Gincana Cidadã por parte da Escola do Legislativo e se disse impressionado com o envolvimento das escolas e estudantes no projeto, que o deixou bastante impressionado.

Esta foi a etapa final da Gincana e o livro “Constituição em Miúdos”, baseado na Constituição Federal de 1988, foi o alicerce para as perguntas no evento. Para preparar os alunos, a Escola do Legislativo de Marabá elaborou uma formação com estudantes e professores sobre o Livro “Constituição em Miúdos”, com realização de oficinas desde março deste ano. Com ajuda do Senado Federal, os alunos receberam uma cópia do livro e as escolas puderam aprimorar os estudos com cerca de 6.000 alunos, que leram a obra com antecedência.
Ao final, todas as escolas receberam um kit de livros contendo a Constituição Federal, “Histórias do Legislativo de Marabá”, certificado e os alunos ganharam troféus e medalhas.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil