Melhorar o atendimento à população. Esse foi o assunto levantado na tarde desta segunda-feira, 17, pelos vereadores da Comissão de Saúde, durante uma visita à reitora da Unesc, Luciane Ceretta, ao vice-reitor, Daniel Preve, ao pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão Oscar Montedo, e a pró-reitora de ensino de graduação Indianara Becker. A ideia é que uma parceria com o Curso de Medicina da instituição possa agilizar o atendimento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Em média, ocorrem, 70 óbitos por mês, na região da Amrec.
Segundo o vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) hoje o SVO não realiza o atendimento 24 horas por falta de profissionais para o turno da noite. “A nossa vontade é que o atendimento seja estendido. Queremos que a Universidade seja parceira nisso. Temos o atendimento do SVO, mas o horário das 7 às 22h não atende à população da melhor forma possível. As famílias que perdem um ente querido querem a liberação imediata para o velório”, comentou o vereador Paulo Ferrarezi (PMDB).
A proposta foi discutida no encontro e será avaliada pela instituição de ensino nos próximos dias. “Precisamos avaliar os detalhes que envolvem todo o processo do SVO, porque todo o projeto nos interessa, a princípio, mas desde que tenha uma forte vinculação acadêmica que é a nossa finalidade enquanto instituição de ensino superior. Vamos avaliar os aspectos contratuais, para ver se de fato torne viável. Do ponto de vista da Universidade estamos à disposição sempre para acolher todo e qualquer projeto que venha contribuir com o desenvolvimento da sociedade ou com a resolução dos problemas apresentados, mas claro que precisa ser viável para a instituição para a Universidade. Nossa função é acadêmica e nossa finalidade é com os acadêmicos, no ensino, na pesquisa, e na extensão. Também temos que ver a viabilidade financeira”, comentou o reitora da Unesc, Luciane Ceretta.
Também estiveram no encontro os vereadores Tita Beloli (PMDB), presidente da Comissão, Miri Dagostim (PP), e o vereador Daniel Freitas (PP), esteve representado pela sua assessoria.
Fonte: DN SUL