Projeto da Escola do Legislativo entra na 12º legislatura com 19 eleitos.
Com 11 anos de idade e pouco menos de um metro e meio de altura, Anne Cristine Freitas quase passava despercebida sentada na cadeira da presidência da Câmara de Vereadores, ontem. Quase! Isso porque a joinvilense, que cursa o sexto ano do ensino fundamental na Escola João Costa, agigantou-se quando, pela primeira vez, assumiu os microfones do plenário e presidiu a sessão oficial que empossou os 19 vereadores mirins do Legislativo de Joinville.
Eleitos com mais de 15 mil votos entre as 37 escolas que participam do projeto, os jovens tomaram posse na Câmara Mirim para cumprir um ano de mandato. O projeto pioneiro busca promover a interação entre a Câmara e a escola, além de permitir ao estudante experimentar, na prática, o papel do Legislativo no contexto econômico, social e ambiental.
Os vereadores mirins gostam de política, se importam com a vida social das escolas e estão dispostos a contribuir para melhorar o ambiente. Da campanha nas escolas, onde tiveram de conquistar os primeiros eleitores, os pequenos políticos já vieram com suas plataformas de governo.
Mais segurança
O que une praticamente todos é a possibilidade de oferecer uma realidade melhor para as escolas e comunidades em que vivem. O combate às drogas e a melhoria na segurança das escolas foi quase unanimidade entre as propostas da garotada.
Como o assunto preocupa a todos os vereadores mirins, é provável que uma moção seja formulada para que as unidades de ensino sejam contempladas nesse sentido.
Os 19 jovens trabalharam duro para chegar ao Legislativo. Fizeram 30 dias de campanha eleitoral, com direito a cartazes e adesivos.
Para concorrer, eles deveriam ter entre dez e 15 anos completos na data da posse e estarem cursando entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental da rede pública ou privada de Joinville.
Conselho da mãe fez a diferença
No começo, tudo era preocupação e nervosismo. Quando Anne Cristine Freitas de Souza foi sorteada na Escola João Costa para concorrer ao pleito de vereadora mirim, antes mesmo de comemorar, ligou para a mãe e confessou que estava nervosa.
Do outro lado da linha, a mãe, Ania Freitas, conteve o nervosismo, parabenizou a pequena e alertou que perder fazia parte do processo. Mas o conselho realmente valioso veio no final, quando Ania disse que antes de desanimar, a filha deveria tentar até o fim.
— No final da eleição, ela ligou pra casa toda feliz e disse: ‘mãe, ganhei de lavada’ — lembra Ania, que ontem acompanhou de perto a posse da filha, vereadora mirim mais votada de Joinville nas eleições de 2015.
Agora, como presidente da Casa, Anne Cristine assumiu seu lugar na presidência da Casa e, seguindo rigorosamente o protocolo, presidiu a sessão que consagrava os 19 eleitos em Joinville, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Facchini (PMDB), e do coordenador do projeto, vereador Levi Rioschi (PPS).
— No começo, eu achei que não conseguiria ganhar, que dirá ser a mais votada. Agora é minha hora de cumprir com minha palavra e fazer o melhor para as pessoas que eu gosto aqui — comentou Anne Cristine.
Quem são os vereadores Mirins
Alexandre M. de Oliveira, Escola Prof. Rosa Demarchi.
Ana Raquel dos S. Ribeiro, Escola Prof. Oswaldo Cabral.
André Luiz Holz, Escola Prof. Léa Maria Aguiar Lepper.
André Vinícius dos Santos de Oliveira, Escola Castello Branco.
Anne Cristine Freitas de Souza, Escola João Costa.
Anthony Smith da Silva, Escola Prof. Laura Andrade.
Arthur Felipe de Borba da Silva, Escola Prefeito Max Colin.
Asrielly Luzia S. Pereira, Escola Prof. Gertrudes B. Costa.
Breno Luis Ferreira de Lima, Escola Dr. Abdon Baptista.
Fabiula Schon, Caic Prof. Francisco José R. de Oliveira.
Gabriel Foss Moraes, Escola Prefeito Luiz Gomes.
Gustavo Fabris, Escola Prof. Maria Regina Leal.
Helena de Souza Mantagnoli, Escola Prof. José Antonio Navarro Lins.
Heloisa Linhares Mendonça, EM Valentim João da Rocha.
Julia Simas da Luz, Escola Prof. Ada Sant’Anna da Silveira.
Lucas Venícios Meurer, Escola Olavo Bilac.
Micael Westphal, Bom Jesus Ielusc.
Nathalia Aline Berri Silva, Escola João de Oliveira.
Sergio Pereira Neto, Escola Dr. Sadalla Amin Ghanem.
Fonte: A Notícia – Joinville