As necessidades estruturais para o município de Bonito estiveram no centro dos requerimentos da 32ª sessão realizada na Câmara do município. Após as fortes chuvas, algumas demandas se tornaram urgentes e outras mais evidentes. Entre os assuntos ainda estiveram: salários dos motoristas, vários aspectos da PE-109, sempre alvo de denúncias, bem como reformas em prédios públicos e descarte correto de metralhas.
Maroja apresentou pedido de informação referente às intervenções feitas na PE-109, onde diversas carradas de material argiloso vem causando transtorno aos viajantes que necessitam trafegar diariamente pela estrada que interliga o município ao distrito de Alto Bonito e demais cidades da região, como por exemplo: São Joaquim do Monte, Catende, Caruaru e Palmares. O material utilizado torna a estrada, já alvo de várias solicitações, escorregadia, fato que causa ainda mais dificuldades de tráfego.
No que se refere às estradas para a zona rural, a situação também é caótica. Ítalo Damasceno solicitou melhorias no acesso da antiga barragem do distrito de Alto Bonito para que possibilite acesso seguro aos moradores da região. Já Graça de Barra Azul, uma das representantes da população que vive fora do centro urbano, solicitou que seja passada a máquina abrindo linhas de água na estrada do Engenho Barra Azul que dá acesso aos sítios Matias e Serro Azul, além da colocação de piçarro (mistura feita com pedra, areia, terra e cascalho) nos pontos críticos.
Em atenção à Colônia, Júnior do Gado solicitou que seja feita uma reforma na Unidade Básica de Saúde da localidade, especificamente em toda a cobertura do prédio. Através de visitas no local, o vereador acrescentou ainda a necessidade de mais um médico para os atendimentos, tendo em vista a grande demanda de pacientes da unidade. Estrutura também foi o assunto apresentado por Marquinhos da Garagem através de solicitação de melhorias na estrutura da Escola Benjamita Cardona Pereira por meio da construção de uma cozinha e um espaço coberto para a prática de lazer, além de possibilitar assim o funcionamento do refeitório.
O vereador Holandinha apresentou requerimento para que, como parte do Programa Bonito Clarear, seja possível levar iluminação a toda a área que fica entre a UPAE e a Escola Técnica Estadual, trecho às margens da PE-109. A mesma solicitação havia sido feita pelo vereador Ítalo Damasceno no ano passado. “Se não puder colocar braços de luz, que sejam refletores. As luzes contribuem para que as pessoas se sintam mais seguras e inibe a ação de bandidos. Segurança pública também é uma urgência”, disse o parlamentar.
Outro assunto urgente envolve limpeza e saúde pública foi levado ao plenário. Anaclea de Azevedo trouxe à tona a necessidade de um descarte correto das metralhas despejadas na calçada do cemitério local, contendo tijolos de túmulos quebrados, capelas e demais resíduos vindos de dentro do cemitério. O vereador Didi do Paed agregou um adendo para que, além da Secretaria de Obras, também seja acionada a Vigilância Sanitária sobre o assunto.
Reiterando o compromisso com a defesa de direitos, o vereador João Diniz respaldou, através de requerimento, que sejam pagos aos motoristas escolares do município não só o 13º salário, mas também o soldo integral do mês de dezembro, visto que o ano letivo se estende até o referido mês e os mesmos trabalham normalmente.
Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
Votos de aplauso e títulos – O presidente da Câmara, Paulinho de Devá, apresentou voto de aplauso a toda a comunidade evangélica do município, especialmente às igrejas Assembleia de Deus, Presbiteriana e Maranata pelo Dia do Evangélico, comemorado em 30 de novembro. Ítalo Damasceno acrescentou ainda votos de congratulações e aplausos à Igreja Batista pelo aniversário de 19 anos, que será comemorado nos dias 3 e 4 de dezembro. Para os títulos de Cidadãos de Bonito, foram aprovadas as concessões para os senhores Gerson Carlos Silva e Severino Cassimiro da Silva.