O presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, participou na quarta-feira, 03/02, da posse da nova mesa diretora da Assembleia do Estado do Rio Grande do Sul.
O momento foi histórico no parlamento estadual gaúcho, já que a deputada Silvana Covatti se torna primeira mulher a presidir Assembleia Legislativa do RS.
A deputada estadual Silvana Covatti (PP) tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tornando-se a primeira mulher a assumir a função nos 180 anos de história do Parlamento gaúcho. Ela substitui Edson Brum (PMDB) e ocupará a cadeira até janeiro de 2017.
“Estamos escutando pela primeira vez, em 180 anos, uma voz feminina a se pronunciar como presidente deste Poder de Estado”, afirmou Silvana Covatti, durante o discurso de posse em Porto Alegre. “Determinada em honrar principalmente as mulheres que represento, as mulheres que nem sempre têm sua importância reconhecida, afirmo que me sinto preparada a presidir o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul.”A cerimônia foi acompanhada pelo governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), políticos e diversas autoridades regionais. Durante seu pronunciamento, a deputada citou mulheres que tiveram ou têm destaque na política, em especial Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra da Grã-Bretanha, e Angela Merkel, atual chanceler da Alemanha. “A história nos mostra que não faltam às mulheres o pulso firme ou a capacidade de governar, por mais adversa que se imponha a realidade”, afirmou. Ela se comprometeu a lutar por mais espaço para as mulheres no Parlamento gaúcho.Em outro momento, ela lembrou as dificuldades econômicas vividas pelo Rio Grande do Sul e saudando o Governador Sartori, colocou que muitas delas passaram pelo Legislativo e foram alvo de protesto de servidores e da oposição. Silvana disse que ainda há muito trabalho a se fazer para reequilibrar as finanças do Estado.
Natural de Frederico Westphalen, na região noroeste do Estado, Silvana Covatti tem 52 anos, é deputada estadual desde 2006 e pertence a uma família com tradição na política gaúcha. Seu marido, o ex-deputado federal Vilson Covatti (PP), também já foi presidente da Assembleia Legislativa do RS. Já seu filho Luis Covatti (PP) exerce atualmente mandato na Câmara dos Deputados em Brasília.