Mais amor, mais conquistas, menos preconceito. Com esse lema, o palestrante Oswaldo Freire participou do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais. Além de apresentar o livro “O Desafiante Mundo do Autista”, trouxe mais conhecimento sobre as causas, os tratamentos e os desafios que o Transtorno do Espectro Autista, TEA, apresenta tanto aos teanos como aos seus familiares e profissionais envolvidos com a causa.
Sabemos que o aprimoramento e a implementação de políticas públicas no País não é uma tarefa fácil, mas hoje presenciei diversos vereadores e vereadoras interessados em melhorar os atendimentos prestados aos autistas em seus municípios.
Para reforçar a importância dessa escuta ativa e do compromisso dos vereadores com a fiscalização das ações do Executivo e atuação de prefeitos e secretários municipais, o palestrante apresentou uma Carta Aberta com algumas sugestões. Dentre elas está o fomento do uso da CIPTEA, a promoção de debates e eventos de conscientização sobre o Labirinto do Amor (TEA), a criação de um Centro de Atendimento Especializado e de Programas de Apoio às famílias e um Cadastro Municipal das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A íntegra da Carta está disponível no link da Bio.
Na mesma linha foi apresentado, pelo Vereador Robson Oliveira, o PL 02/2025, que institui o Censo Qualificado das Pessoas com Características ou Sintomas Neurodivergentes no município de Itapuã do Oeste, Rondônia.
A iniciativa ampara a necessidade de sabermos quantos autistas temos em cada cidade e em cada Estado, para assim termos o número real de teanos no País. Considero esse percentual imprescindível para o debate sobre os benefícios e a qualidade dos serviços prestados.
O encontro realizado em Brasília entre 18 e 20 de fevereiro foi organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) sob a liderança do diligente presidente Gilson Conzatti, o qual agradeço o convite. O evento está sendo uma oportunidade ímpar para discutir temas relevantes que impactam a gestão municipal proporcionando um espaço para o compartilhamento de boas práticas e experiências exitosas.