A Relação entre gestão de riscos e governança a gestão de riscos em âmbito corporativo é essencial para a boa governança uma vez que fornece garantia razoável para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. A integração da gestão de riscos à governança corporativa é apontada em diversos modelos de melhores práticas e está inserida no Referencial de Governança do TCU.
Gerenciar riscos é uma das funções essenciais da governança e sua efetividade depende de envolvimento e comprometimento da alta administração, como se vê na seguinte prática, associada ao componente “Liderança Organizacional (L3)”:
A gestão de riscos e controle interno avalia direciona e monitora o sistema de gestão de riscos e controle interno e estabelece medidas que asseguram que os dirigentes implementem e monitorem práticas de gestão de riscos e controle interno. Como resultado, a alta administração avalia riscos-chave que podem comprometer o alcance dos principais objetivos organizacionais e fornece direção clara para que eles sejam gerenciados.
Ludmila Couto Maciel é MBA em Gestão de Projetos pela USP/ESALQ; MBA em Gestão Pública pela UNICSUL; Bacharel em Administração pela UnB; Voluntária na Rede Governança Brasil, integrante do Comitê Governança na Prática e Coordenadora do Comitê de Governança e Gestão de Riscos;
Experiência anterior em Sistemas de TV na Rede Globo e Militar Controlador de Tráfego Aéreo na Força Aérea Brasileira.