Whatsapp

Caxias do Sul: Frente em defesa dos Autistas realiza primeira reunião de 2022

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense realizou a primeira reunião de 2022, na tarde desta sexta-feira (28/01). O encontro, que ocorreu na Sala das Comissões Adelar Bertussi, contou com a presença de representantes da empresa caxiense MultiTEA, especialista em atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na oportunidade, estiveram presentes, a diretora técnica, Roberta Ceron, e o diretor executivo, Ney Ricardo de Alencastro Stedile. O grupo legislativo foi representado pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e pelas vereadoras, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB, presidente. Além dos parlamentares, a reunião teve a participação do assessor de bancada do PP, Wagner Gomes Leites.

Durante o encontro, os representantes da empresa explicaram a metodologia Applied Behavior Analysis (ABA), ou, em português, análise do comportamento aplicada. Eles também ressaltaram a importância do diagnóstico precoce em crianças, a fim de auxiliar no desenvolvimento social.

A presidente da Frente Parlamentar agradeceu a visita e destacou o conhecimento dos profissionais da empresa. Conforme Tatiane Frizzo, “o atendimento especializado aos autistas é uma demanda crescente, seja na esfera pública ou privada. Desta forma, é fundamental buscar compreender as técnicas e terapias utilizadas, engajando profissionais e familiares para assegurar um atendimento qualificado. É necessário ainda fortalecer os vínculos da família com relação ao tratamento e terapeutas,” destacou.

Na próxima segunda-feira (31/01), os integrantes da Frente Parlamentar têm uma agenda com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para verificar a possibilidade da retomada do serviço de equoterapia para autistas, na instituição de ensino, em parceria com a Brigada Militar (BM).

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

Compartilhe: