Whatsapp

Encontro em Porto Alegre discute melhorias no programa do Livro Didático

Encontro em Porto Alegre discute melhorias no programa do Livro Didático – Técnicos e gestores educacionais se reuniram na quarta-feira, 13, em Porto Alegre, para o Encontro Técnico Regional do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A proposta é fortalecer parcerias, traçar ações a serem desenvolvidas pelo PNLD e buscar melhorias para torná-lo mais eficaz nas regiões brasileiras.

De acordo com a Coordenadora Geral dos Programas do Livro no FNDE, Nadja Cézar, a inciativa torna-se muito proveitosa, uma vez que promove a aproximação entre instituições de ensino e autarquia. ”Houve uma participação realmente intensa, uma troca rica de diálogo com dúvidas importantes sobre o programa e discussão sobre as possibilidades de melhoria. Eu acho que o ponto de destaque desse momento é uma identificação, a gente precisa caminhar juntos na execução política. Ficou muito claro e eles entendem que estamos tão próximos e que não é mais o MEC lá em cima, o FNDE lá em cima e eles abaixo. Estamos todos vinculados de uma forma relacionada na execução dessa política’’, enfatizou a coordenadora.

O Gestor da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Issac Ferreira, ressaltou a importância do livro didático no aprendizado de crianças e jovens de todo o país. “O encontro está sendo importante pela qualidade das discussões e pela competência das pessoas que estão à frente do encontro na região Sul. É de extrema importância essa troca, porque nós estamos tratando de um instrumento utilizado no processo de aprendizagem, que é o livro didático”, explica.

Leia também:

O encontro, que se estenderá até esta quinta-feira, 14, conta com palestras, bate-papo e coleta de sugestões para melhorias na execução do PNLD. Até abril de 2020, estão previstos outros três encontros nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Homenagem à jovem leitora

A solenidade de abertura foi marcada, ainda, pela participação da jovem leitora Isabelle Bonini Gabbi, de apenas 9 anos de idade. Homenageada pelos profissionais presentes, a estudante da Escola Estadual Três Mártires de Palmeiras das Missões/RS contou que neste ano já leu mais de 50 livros, sendo muitos deles parte do PNLD Literário, que distribui livros de literatura para escolas de todo o Brasil, com o objetivo de apoiar a formação dos acervos das escolas públicas, ampliando as oportunidades para que os alunos tenham acesso à literatura de qualidade durante o ano letivo.

fonte:www.i9treinamentos.com

Compartilhe: