Concessionária alterou itinerário de ônibus para atender Centro Dia Caxias
Caxias do Sul/RS– A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense teve sua primeira demanda atendida. Na tarde desta quarta-feira (13/10), em reunião na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), a Visate informou que irá alterar o itinerário da linha LC086 – Coletora Central, para facilitar o deslocamento de familiares e pacientes do Centro Dia Caxias (CDC), que atualmente atende 31 autistas.
O encontro contou com a presença dos vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos e Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da Frente Parlamentar. Além dos vereadores, a reunião teve a participação de representantes da concessionária, do Executivo e da direção do CDC.
A solicitação surgiu do encontro do grupo parlamentar com a direção da entidade, reunião que ocorreu no mês de setembro. Na oportunidade, a diretora do CDC, Aline Salvador, relatou que alguns usuários, principalmente, da região norte e nordeste da cidade apresentavam dificuldades de de transporte.
Diante da situação, a concessionária sugeriu a alteração do itinerário, a fim de facilitar o atendimento à instituição. Com a alteração, os usuários das regiões norte e nordeste da cidade devem desembarcar na Rua Bento Gonçalves e poderão acessar a linha 86 na Rua Pinheiro Machado. O desembarque final, para acesso à entidade, continua na Avenida Júlio de Castilhos.
Outra demanda da instituição está relacionada a ampliação de horários, principalmente nos horários de entrada e saída de pacientes. Conforme a Visate, a linha conta com 26 horários com saída da EPI Floresta e 26 horários com saída da EPI Imigrante. De acordo com a concessionária, os horários de entrada e saída contam com “ônibus reforço”, incluídos no dia 30 de setembro.
A reunião teve também como pauta a oferta do serviço de transporte “porta a porta” para os autistas. O serviço é oferecido por meio de autorização da SMTTM e agendamento prévio. Se autorizado, o motorista vai com ônibus adaptado até a casa do beneficiário, o leva até o seu compromisso e após retorna para a casa do usuário.
Conforme o diretor-geral da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cleberson Babetzki, o setor de acessibilidade da pasta está realizando uma revisão dos usuários do serviço “porta a porta”. Atualmente, a Visate oferta três veículos para o serviço.
Além de Tatiane Frizzo/PSDB e Elisandro Fiuza/Republicanos, a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal conta com os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB e Olmir Cadore/PSDB.
Texto: Jornalista Douglas Barreto – MTB 18.418