Whatsapp

Assassinado o 20° Vereador entre 2017 e 2018

Vereador de Palmeirina/PE foi o 20° parlamentar municipal a ser assassinado na atual legislatura.

O vereador José Célio Soares da Silva(foto), conhecido pelo apelido de Mizé, de Palmeirina, no agreste do estado de Pernambuco, foi mais uma vítima da violência que matou entre os anos de 2017 e 2018, 20 vereadores no exercício do mandato e quatro prefeitos, totalizando 24 mortes de políticos municipais eleitos em 2016.

José Célio foi morto na manhã da quinta-feira (22), em frente da sua residência as 06 horas da manhã. Mizé levou cerca de 10 tiros e segundo a delegada que investiga o caso, a morte tem características de execução. A vítima saía de casa no bairro Portelinha, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo na cabeça e tórax, o crime foi praticado por quatro elementos ainda não identificados em um carro preto. Mizé, como José Célio era conhecido chegou a ser socorrido e morreu no hospital local. A motivação do crime não foi informada pela polícia.

A UVB espera que as autoridades policiais solucionem o assassinato do vereador do PSB, que foi o 5° mais votado nas últimas eleições com 320 votos. O presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, lamenta mais essa morte e acredita que a polícia nos próximos dias apresentará as causas deste violento atentado que causou a morte do vereador, assim como os seus assassinos.Populares se aglomeraram em frente a casa do vereador após o crime

Saiba Mais:

A violência contra vereadores e prefeitos com mandatos resultou em pelo menos 24 mortes no Brasil na atual legislatura, segundo registros da UVB, entre os anos de 2017 e 2018.

Nas eleições de 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes.

Veja a lista dos políticos com mandatos municipais assassinados desde o ano passado:

2017 – 15 Vereadores e 04 Prefeitos

 2018 – 05 Vereadores

Fonte: G1 e Associações Estaduais de Vereadores

Compartilhe: