Os participantes do Seminário Nacional de Gestores e Legislativos Municipais promovido pela União dos Vereadores do Brasil/UVB em Iraí/RS, participam de uma Visita Técnica Comunidade Indígena Kaingang.
A visita técnica a aldeia Kaingang foi realizada para os participantes do encontro conhecer de perto a cultura e as tradições indígenas, no local a dança típica foi o principal atrativo, os visitantes conheceram as atividades desenvolvidas e as peças artesanais confeccionadas pelo grupo.
.A área possui 284 hectares de terra, e aproximadamente 620 moradores na aldeia. É um local de visitação, onde tem o centro cultural, sendo que as crianças desenvolvem atividades relativas aos indígenas, como por exemplo: apresentações culturais, exposições de artesanato, degustação de comidas típicas, coral. Existe também a festa do Cuiã. A partir da década de 20, muitos índios se deslocavam de Nonoai para Iraí, por conta da água mineral medicinal, e para venderem seus artesanatos. O local dispõe de uma escola , igreja, posto de saúde e preservação da cultura. É interessante ressaltar que 90% de mata se encontra em preservação.