Whatsapp

Vereadores de Encantado/RS se reúnem com a Associação de Moradores Altos da Santa Clara

 

Parlamentares se comprometeram em destinar emenda impositivas para a reconstrução do bairro após deslizamentos

Integrantes da Associação de Moradores Altos da Santa Clara levaram aos vereadores de Encantado, na segunda-feira, 21, a preocupação com o futuro da comunidade após os episódios de deslizamentos de terra registrados em maio. O líder do movimento é o servidor público Rodrigo Artus.

O grupo estava de posse de um laudo técnico assinado pelo geólogo Leandro Petry, da empresa Magma, de Arroio do Meio, cujo parecer classifica a região mapeada, no trecho às margens da rodovia 129, como de “alto a muito alto” para risco de deslizamentos. O documento é de 27 de junho de 2024.

A área de abrangência da associação conta com 172 casas, seis empresas e um asilo que serão impactados caso ocorram novos movimentos de terra. “Representamos hoje 204 pessoas, mas ao todo no bairro são muito mais vidas que estão em risco”, alerta Artus.

Ele reforçou aos vereadores o pedido de apoio financeiro para a realização de estudos geotécnicos que servirão de base para a elaboração de obras de contenção de encostas. Uma das possibilidades são as emendas impositivas dos parlamentares. O projeto de estudos tem orçamento máximo de R$ 350 mil, mas pode variar para menos. “Sabemos que a responsabilidade é do poder público, mas organizamos a associação para abrir alternativas e acelerar o processo”, argumenta Artus.

Doações também podem ser encaminhadas via pix (CNPJ 55.387.777/0001-42). A movimentação financeira do recurso recebido, bem como outras atividades, são atualizadas na página da associação no Facebook.

Compartilhe: