Proposta do Executivo foi votada em segunda discussão nesta sexta-feira (16) e volta para o prefeito sancionar a lei. O montante será transferido para o Instituto SOS – PET Uberlândia, que realiza o projeto por meio do “Castramóvel”.
Os vereadores de Uberlândia aprovaram em segunda discussão, na sessão desta sexta-feira (16), a transferência de mais de R$ 182 mil da Secretaria de Saúde para o projeto de castação de cães e gatos em situação de rua ou em abrigos. O projeto, de autoria do Executivo, volta para o prefeito Odelmo Leão (PP) sancionar a lei.
O montante total de R$ 182.400 será destinado para Instituto SOS – PET Uberlândia, cuja finalidade é a otimização da prática voltada à minimização do problema da superpopulação de cães e gatos por meio do “Castramóvel”, veículo destinado à castração de animais de rua e de lares adotivos.
Conforme a proposta do Executivi, o programa, além de eficaz contra diversas zoonoses, cuja origem é o elevado crescimento populacional de animais abandonados na cidade, também atua na consequente proteção à saúde pública. “Esse é um dos instrumentos mais eficazes no controle da população de animais urbanos através do planejamento da natalidade. Assim, podemos concretizar de forma contínua e permanente políticas públicas para a solução do problema”, afirmou o prefeito no texto.
A proposição cita, ainda, outras consequências socioambientais derivadas do alto contingente de animais abandonados, com destaque à elevação das más condições de vida dos bichos. Dessa forma, busca possibilitar a alteração do cenário da alta população de animais abandonados e sem cuidados; da procriação desenfreada; da disseminação de agravos à saúde animal e humana e impactos comuns no equilíbrio socioambiental.