Durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada em Brasília, a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) protagonizou o painel “A importância dos Núcleos Organizados de Vereadores”. Com base em uma trajetória de 15 anos de atuação e articulação regional, os representantes destacaram como a criação de núcleos especializados tem se mostrado essencial para fortalecer o papel do legislativo municipal diante dos desafios metropolitanos. “Nenhum grande movimento nasce do centro. Ele nasce nos núcleos, nas bordas, onde há visão, coragem e vontade de fazer diferente”, afirmou Pedro Garofalo, secretário executivo da entidade, ao abrir a apresentação.
O consultor da Uvebs, Betinho Andrade, reforçou que a experiência da Baixada Santista é um exemplo de como a união regional pode gerar impacto real em temas estruturais como mobilidade, saúde, segurança e turismo. “A governança compartilhada entre os vereadores dos nove municípios da região tem sido um diferencial em assuntos metropolitanos relevantes, como a ligação seca entre Santos e Guarujá. São decisões como esta que elevam a representatividade e o compromisso com o desenvolvimento, pilares que tornam essa união estratégica e transformadora”, declarou. Ele destacou ainda que a participação ativa da Uvebs no Condesb, desde 2024, uma conquista almejada por muitos anos, ajuda na interlocução entre a população e o poder público.
Encerrando o painel, o presidente da entidade, vereador Cadu Barbosa, apontou os núcleos como “laboratórios de futuro”, onde é possível mergulhar com profundidade nos temas e propor soluções inovadoras. “Quando nos organizamos, conseguimos influenciar decisões de forma mais eficaz, desafiar estruturas engessadas e mostrar que o legislativo municipal tem poder de articulação e visão de país. A união nos fortalece, e é com ousadia e persistência que transformamos possibilidade