Maceió/AL – A União dos Vereadores de Alagoas- Uveal realizou, na manhã dessa terça-feira (21), um encontro com representantes das Câmaras Municipais de todos os municípios alagoanos, para tratar de pautas voltadas para a valorização dos vereadores em todo o Brasil, tendo em vista os constantes ataques recentes voltados para o cargo executivo.
O encontro, que aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos –AMA, contou com a presença do presidente da Uveal, Fabiano Leão (PMDB), a secretária-geral e vereadora por Maceió, Tereza Nelma (PSDB), e o primeiro secretário, Vitor Canuto (PMDB). Nessa primeira oportunidade, foram convidados apenas os presidentes e vice-presidentes de cada Câmara Municipal para que, posteriormente, os informes possam ser repassados a todos os vereadores de Alagoas, em data a ser marcada.
Dentre os assuntos abordados, os vereadores foram convidados a participar da XVII Marcha dos Vereadores 2018, que acontecerá de 23 a 26 de Abril de 2018, em Brasília. Segundo Fabiano Leão, é de extrema importância que o maior número possível esteja presente, para que a imagem do legislativo municipal seja ainda mais fortalecida. “O convite é extensivo a todos os vereadores e, diante disso, tenho certeza que Alagoas estará muito bem representada. Será uma excelente oportunidade de mostrar que, apesar de sermos um estado relativamente pequeno, podemos fazer a diferença e mostrar a nossa força em qualquer lugar, inclusive em Brasília.”, afirmou.
O evento também contou com a presença do vereador por Murici, Anízio Amorin, hoje Superintendente da UVB no Nordeste, que ressaltou a importância de todos os vereadores para o desenvolvimento social e posicionou-se contra o projeto de iniciativa popular de Vereador Voluntário, proposto pelo Sr. Guilherme Afif Domingos. “Hoje está muito difícil ser vereador, principalmente porque nossa utilidade na sociedade vem sendo questionada constantemente. Mas digo aqui, com muita ênfase, que o vereador é o agente político mais próximo da sociedade. Somos nós o elo de ligação do povo com o poder executivo e isso não se pode deixar de levar em conta. O dia a dia não é fácil como muitos pensam.”, disse Anizão, como é conhecido.
A vereadora Tereza Nelma, que também compôs a mesa, reafirmou a importância do vereador, tanto nos acontecimentos mais simples do cotidiano, quanto nas ações mais complexas da sociedade. “O papel do vereador se faz todos os dias, por meio do seu trabalho. Nós somos agentes políticos, eleitos pelo povo e eles acreditam em nós. Acreditam que somos capazes de representá-los. Essa questão de Vereador Voluntário não se sustenta porque esse é o nosso trabalho. Então se trabalhamos, temos que receber por isso, como qualquer outra profissão.”, enfatizou Tereza.
Como resultado do encontro, ficou acordado que será articulada uma reunião entre vereadores, deputados federais e senadores, com a finalidade de buscar apoio para a não aprovação do projeto Vereador Voluntário. Além disso, a reunião também serviu como uma prestação de contas do primeiro mês de atuação da nova diretoria da Uveal, assim como tratar de outros temas voltados para o benefício da classe, como plano de saúde, assessoria jurídica, descontos em faculdades e em automóveis, clube social, dentre outros.
fonte: https://medium.com/@terezanelma