A União dos Vereadores do Brasil/UVB criou a UVB AFRO para o desenvolvimento social não somente destes, mas da população como um todo, faz-se necessário promover à igualdade étnica e combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, por meio de proposições de ações afirmativas. Este departamento ou coordenadoria tem caráter construtivo e manifesta-se pela oferta de propostas de ações alternativas de promoção da igualdade racial, A Coordenadoria também pode possibilita a UVB a integração e parceria de outros entes federados para a promoção de políticas afirmativas, bem como o empoderamento dos NEGROS NA POLITICA, aderir a campanhas e programas desenvolvidos pela secretaria de políticas de promoção da igualdade racial (SEPPIR). Também para fortalecer os vereadores dando subsídios para a elaboração de projetos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Durante a XXII Marcha dos Legislativos Municipais, a União dos Vereadores do Brasil/UVB, nomeou como Coordenador geral da UVB Afro para o ano de 2023, José Santos Barbosa ( Barcarena/PA) e Coordenador adjunto, Paulo Ricardo Gonçalves (Roca Sales/RS).
Os coordenadores irão atuar na construção de políticas públicas que visem ao fortalecimento da categoria afro dentro da UVB. Conforme o presidente da União dos Vereadores do Brasil/UVB, Gilson Conzatti, atuar neste segmento significa uma oportunidade para discutirem os pontos que considerarem relevantes dentro do movimento afro brasileiro, por meio da UVB. “Cabe aos dois coordenadores, que ligam o país de norte a sul, atuarem de forma propositiva, apresentando propostas e movimentos diferenciados, ações que valorizem os vereadores e a comunidade afro, para que o negro conquiste cada vez mais seus espaços dentro do legislativo nacional”, destaca.