União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, que integra o Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, irá auxiliar aos produtores rurais sobre os procedimentos necessários para terem acesso ao fornecimento de energia elétrica, por meio do programa.
O presidente da UCMMAT, vereador por Vila Bela da Santíssima Trindade, Edclay Coelho (PSD), destaca a importância deste trabalho para os municípios. “Nós estaremos trabalhando junto com as Câmaras para viabilizar energia aos produtores rurais, um trabalho que já vem sendo feito pelo presidente Neurilan com muito êxito e acredito nesta parceria que tem o objetivo de levar o desenvolvimento para os municípios. A UCMMAT irá entrar com uma assessoria específica nesta linha de eletrificação rural, ou seja, ajudar os produtores que não tenham energia elétrica, encaminhá-los ao Comitê para iniciar processo de eletrificação”, disse.
Há uma lei federal chamada Universalização da Energia Elétrica, que são os municípios que não fazem parte do Programa Luz Para Todos. Na lei, há duas formas de atendimento no processo de eletrificação rural dos municípios, uma delas é o Programa Luz Para Todos, um programa do Governo Federal.
No estado de Mato Grosso há um Comitê Gestor Estadual, onde a AMM faz parte, e é responsável em identificar, priorizar as demandas recebidas dos municípios, quem coordena o Programa é a Eletrobrás Eletronorte.
O Luz para Todos foi lançado em 2003 com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no Brasil, viabilizando o acesso ao serviço de forma gratuita.
Por Dayane Senna – Assessoria de Comunicação
fonte:https://ucmmat.org