A Câmara de Vereadores de Iraí implantou no mês de setembro, uma usina de microgeração de energia solar com o objetivo de suprir o que é consumido pelo legislativo em energia elétrica, mas principalmente gerar economia com o recurso público, bem como, minimizar os impactos ambientais com um sistema de iluminação limpo.
Para atender a demanda da Casa, foram investidos através de processo licitatório a quantia de R$ 29.749,00 (vinte e nove mil setecentos e quarenta e nove reais), onde foi adquirido um sistema de usina solar de 13,225 Kwp, 23 módulos fotovoltaicos de 575w; um inversor solar de 15kw, expansão em +11 placas, gerando em média 659 kwh/ mês, estruturas de fixação dos módulos, cabeamento CC e CA, conectores, aterramento do sistema, projeto da energia solar, conexão à rede da concessionária, monitoramento da geração, acompanhamento do sistema, com energia média mínima mensal gerada por painel: 59,9 Kwh/mês. Garantia de 12 anos contra defeitos de fabricação, 12 anos com 90% da potência de saída e 25 anos com 80% da potência de saída. Inversor solar com garantia de 5 a 12 anos contra defeito de fabricação.
Segundo o presidente do Poder Legislativo, o vereador Gilson Conzatti, a Câmara de Vereadores está dando exemplo de inovação, ao implantar um sistema sustentável que visa minimizar os impactos ambientais, além de contribuir para a economia do dinheiro público. “Essa forma de obtenção de energia, uma das mais promissoras atualmente, vem crescendo cada vez mais em virtude dos benefícios, sobretudo, pela adoção de fontes renováveis de energia e nós enquanto agentes públicos nos preocupamos com a sustentabilidade, nas questões políticas relacionadas ao meio ambiente e por isso, temos a responsabilidade de sermos exemplo. Como fiscalizadores, vamos orientar para que os demais prédios públicos municipais sigam o mesmo caminho”, destacou Conzatti.
A Câmara de Vereadores de Iraí está dando mais um belo exemplo de gestão eficiente e se destaca por ser uma das poucas da região a implantar esse sistema de energia fotovoltaico, podendo gerar de 80% a 100% de economia, pagando apenas a taxa.