O presidente da União dos Vereadores do Brasil-UVB e presidente da câmara municipal de Iraí-RS, vereador, Gilson Conzatti, explanou aos parlamentares presentes no Encontro Nacional de Legislativos Municipais a importância da comunicação para a divulgação das atividades legislativas na manha desta quinta feira (13).
Na oportunidade o Presidente da UVB, retrata algumas dicas estratégicas para a preparação do mandato legislativo onde cita a comunicação política e que não se faz gestão, mandato sem comunicação, toda e qualquer ação política passa pela comunicação, alertou que as ás mesas diretoras tem que se atentar a isso que é impossível governar com sucesso sem se comunicar e que é dever do chefe do legislativo mostrar os benefícios com ações da câmara.
Ao decorrer da palestra Conzatti, abordou a comunicação nas redes sociais, que antes a comunicação era levada por meios tradicionais e continua sendo muito importante, por meio de rádio, jornal, panfletos e boletins informativos impressos. O grande fenômeno e foco é nas redes sociais, pois é instantâneo, barato e chega em muito mais pessoas , podendo utilizar o site oficial como principal ferramenta e também manter o uso do Facebook, Instagram, Twitter, e-mail .Outro ponto debatido foi o engajamento nas redes sociais que uma postagem tem que ter repercussão positiva na vida das pessoas e necessário que a mensagem do parlamentar chegue ao cidadão, e para isso, é essencial ter engajamento, que são as curtidas, os compartilhamentos e comentários e o mais importante, uma comunicação para gerar engajamento, tem que levar em conta o interesse público e o benefício para as pessoas .
Debateu também sobre comunicação política que se refere a processos que visam noticiar e informar sobre acontecimentos, fatos, ações e atividades da esfera pública. (comunicação governamental) e também a comunicação eleitoral que envolve táticas comum conteúdo mais emocional, muito disso por se tratar de ações tomadas em um curto período de tempo e com um objetivo específico, a eleição.
Conzatti deixou um lembrete aos parlamentares que ao concluir o mandato 10% dos políticos deixam lembranças,65% são esquecidos, 25% são apenas lembrados pelo MP e TCEs e concluiu com a seguinte citação “Em política, não basta realizar, é preciso envolver a comunidade e fazê-la ver o Resultado” .