Teresina/PI -À frente da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP) para o próximo quadriênio, o vereador José Cardoso (PSD), eleito no pleito ocorrido no ano passado na cidade de São Miguel do Tapuio, listou, em entrevista ao O DIA nesta terça-feira (05/01), suas principais expectativas para o comando da entidade.
Uma das metas do parlamentar, único candidato na eleição da organização realizada na última segunda-feira (4), é expandir a representatividade desta no estado. “Nosso maior desafio é abrir um canal de comunicação com as câmaras municipais, para que elas participem da instituição que as representa”, disse.
Dos 224 municípios piauienses, apenas 50 são associados à AVEP atualmente. Por conta disso, o presidente estadual do grupo, que reúne cerca de 2.124 vereadores em todo o país, aposta na modernização e uso novas ferramentas digitais para uma maior aproximação entre os presidentes das casas legislativas.
“A maior atratividade, sem dúvidas, é a modernização das câmaras, que sobrevivem do duodécimo e de repasses (…) as grandes câmaras, como as de Teresina e Picos, precisam se filiar para ser parceria das menores e mais distantes, como Sebastião Barros, que fica no extremo Sul do estado”, explica o mandatário.
Por fim, José Cardoso ainda pontua que outra meta da união das câmaras é a criação de um banco de dados, onde os vereadores possam consultar informações e ter apoio técnico de assessoria jurídica para elaboração dos seus projetos.
Foto: Elias Fontenele/ODIA)