Em debate acalorado na ultima marcha e encontro nacional dos vereadores do Brasil, promovido pela UVB, em Brasília, o ex-ministro do TSE, Dr. Henrique Neves, juntamente com outros especialistas, trouxe importantes reflexões acerca do momento difícil pelo qual passa a democracia brasileira.
Questões como pacto federativo, reforma política, competências municipais, crise de representatividade e legitimidade foram abordadas na disputada mesa, que contou ainda com a participação dos especialistas Marilda de Paula Silveira, doutora em direito, professora e advogada em Brasilia, e ainda da advogada Isabel Mota, especialista e militante em direito eleitoral e público no Estado do Ceará.
Coordenada pelo Consultor-Geral da UVB, Dr. Anderson Alarcon, que também é advogado militante no tema país afora, os palestrantes, com a enriquecedora participação dos vereadores tanto na mesa quanto na platéia com suas perguntas, enfrentaram temas como listas abertas, financiamento de campanha, mandato tampão, pacto federativo e competências municipais.
Entre as diversas conclusões extraídas, a ausência de democracia interna nos partidos políticos tem gerados distorções gravíssimas no sistema político e democracia brasileiras, e, a bem das pessoas que moram nos municípios e lá fazem política, este sistema precisa ser refletido e repensado.
Marilda Silveira, Henrique Neves, Anderson Alarcon e Isabel Mota
Ao decorrer do ano, dada a delicadeza, extensão, importância e urgência do tema, a UVB fará rodadas de encontros Brasil afora para estimular o debate, participação e mudança destes cenários a partir da maior força política do pais, que encontra-se no município.
Acompanhe. Participe. O poder unido é mais forte. A sociedade só mudará com efetiva participação daqueles que tem o dever de contribuir e foram eleitos para isso. E mais do que isso: o vereador não pode se furtar a cumprir esta missão, que também é sua, a bem de toda a sociedade local e nacional, conclui e conclama o presidente nacional da UVB Gilson Conzatti.