A UVB através da Coordenação Nacional da UVB-AFRO vem a público externar o seu repúdio pela infeliz fala racista do vereador da cidade Roca Sales/RS, Antônio Valesan, PTB, na Câmara Municipal. Na ocasião (sessão de 04 de dezembro de 2023) o parlamentar usou do seu tempo na tribuna de forma preconceituosa com a população negra desferindo a seguinte frase:
“[…] e se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca, de gente que sabe fazer esse trabalho […]”
Uma fala inaceitável que deve ser sumariamente responsabilizada, uma vez que o ato desprezou toda a sociedade afro-brasileira é uma atitude que não deve fazer parte de nosso cotidiano.
Torna-se imprescindível lembrar que a injúria racial já estava prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência para quem a cometer.
Somos de todas as Lutas! Entendemos que a plenária da Câmara Municipal, antes de ser um importante agente político, é, também, importante agente de mudança social. Essa é a perspectiva que nos guia.
Nossa solidariedade ao povo afro de Roca Sales. Não se pode aceitar que um parlamentar municipal falando em direitos, benefícios, salários, sem entender que somos, não apenas servidores, mas seres humanos, diversos, vítimas de preconceitos e da intolerância. Tão pouco se deve não dar ênfase a situações racistas quando o município ainda tenta se ergue da tragédia climática que teve mortes confirmadas como uma triste conseqüência.
Diante desse ato racista, a Coordenação Nacional da UVB-AFRO manifesta que dará todas as orientações e suporte para a Câmara Municipal de Roca Sales, para que as devidas providências sejam tomadas.
Brasília, 06 de dezembro de 2023