O poder legislativo municipal brasileiro têm uma oportunidade ímpar para resgatar o conceito da boa política. Assistimos, lemos e ouvimos todos os dias, notícias que denigrem a imagem da política e dos políticos. Brasília têm dado um péssimo exemplo à sociedade do mau uso da política. Corrupção, falta de ética, interesses pessoais acima do coletivo, decisões contrárias aos pensamento da população, tem desgastado a imagem como um todo, não só dos parlamentares a nível federal, mas também, de vereadores, assessores e servidores de câmaras municipais, já que estão generalizando e nivelando todos por baixo. Está mais do que na hora de mostrarmos os bons exemplos que surgem nos parlamentos municipais, ideias e ações que fazem a diferença para a sociedade e o cidadão. Nossa missão é mostrar que não somos “farinha do mesmo do saco”.
Os agentes municipais precisam entender o momento político delicado em que todos estamos passando, é hora de reagirmos positivamente apresentando à sociedade ações positivas e propositivas fazendo a diferença e a boa política. O poder legislativo precisa estar unido, defendendo a sua importância como agentes de um poder representativo que precisa estar conectado aos anseios da sua comunidade, chamando cada vez mais o cidadão a se integrar e participar das suas ações. A população deve ser estimulada à participar mais, discutir mais e ajudar a decidir o que é melhor para a coletividade, assim, seremos fortes e estaremos dando retorno aos contribuintes que ainda acreditam que através de pautas positivas e verdadeiras podem-se fazer a diferença nas cidades, nos estados e por país melhor.
Discutir os problemas de uma comunidade é uma das funções dos agentes municipais, mas também é compromisso do poder legislativo, discutir as questões regionais e nacionais. Precisamos unir os agentes políticos, os servidores e assessores do poder legislativo, para defender sobretudo o Brasil, através da força política do legislativo municipal, que está inserido nos 5.568 municípios brasileiros, composto por mais de 57 mil e novecentos vereadores e vereadoras.
Pensando nisso, a União dos Vereadores do Brasil, instituiu durante a Marcha dos Vereadores que acontece anualmente no mês de abril, o troféu destaque nacional, que visa divulgar ações positivas do poder legislativo em favor da comunidade, pensando sempre na inovação para encurtar caminhos e aproximar o cidadão do parlamento municipal.
Avante, mudar o Brasil a partir das Câmaras Municipais!
Gilson Conzatti
Presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB