Morreu aos 89 anos, nesta quarta-feira (22), Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira mulher negra eleita para o cargo de vereadora na cidade de São Paulo. Ela foi também, advogada, professora e diretora de escola.
Theodosina iniciou sua vida política em 1968 e, dois anos depois, tornou-se a segunda vereadora votada da capital. Quatro anos depois, a parlamentar conquistava uma cadeira na Assembleia Legislativa, como deputada estadual pelo partido MDB.
Theososina nasceu em Barretos, no interior do estado, em 1930. Cursou Letras na Universidade de Mogi das Cruzes e foi para a capital paulista trabalhar como professora. A política também atuou como diretora de escola e advogada
Em sua carreira, procurou combater as desigualdades, principalmente as que cercam as mulheres e homens negros. Theodosina não exercia mais cargo público, mas continuava atuando dando palestras sobre a importância da atividade política e também era membro da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.
Até o momento, a causa da morte não foi informada.
fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/