Whatsapp

Londrina cria comissão para receber denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes

Uma parceria entre o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e secretarias municipais de Londrina, no norte do Paraná, levou à criação de da Comissão de Casos Especiais (Comce), que recebe e encaminha denúncias anônimas sobre casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.
A Comce já está funcionando e começou a ser divulgada na segunda-feira (23) para os professores, que integram um dos principais públicos-alvo do serviço, pelo contato direto com crianças e adolescentes em sala de aula.
As denúncias podem ser feitas por qualquer cidadão pelo telefone (43) 3375-0274 ou pelo e-mail [email protected].
A promotora Josilaine Aleteia de Andrade explica que o objetivo da Comce é permitir que a identidade dos denunciantes seja preservada e, dessa forma, estimular as denúncias.
Segundo Andrade, pesquisas apontam que 88% dos abusos contra crianças e adolescentes ocorrem no núcleo familiar, sendo que 55% dos alvos de abuso são meninas menores de 14 anos.
“Além dos professores, agentes de saúde, assistentes sociais e qualquer cidadão podem denunciar”, explica a promotora.
De acordo com Andrade, alguns indícios observados nas crianças podem indicar abuso sexual:
• Automutilação;
• Sono em sala de aula;
• Agressividade excessiva;
• Retração excessiva;
• Sexualidade acentuada;
• Mudança de comportamento.

Audiência pública

A Câmara de Vereadores de Londrina realizou ontem (25) uma audiência pública para debater “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Políticas Públicas de Enfrentamento”.

Compartilhe: