Whatsapp

Ilópolis recebe a visita do presidente da UVB

Ilópolis/RS – Na quarta-feira (21), o presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti (Iraí/RS), esteve visitando a Câmara de Vereadores de Ilópolis, situada no Alto do Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul. Conzatti foi recebido pelas assessoras Beatriz Favini Duarte  e Gabriela Dorigon.

Conheça Ilópolis

Ilópolis fica no Vale do Taquari. A cidade, com pouco mais de quatro mil habitantes, fica a 200 quilômetros de Porto Alegre. É considera a capital da erva-mate. Inclusive o município vem da nomeclatura científica do vegetal usado como matéria-prima para o chimarrão: ilex paraguariensis.

A cidade, que tem na erva-mate um das principais fontes de renda, oferece atrações turísticas, algumas delas ligadas ao vegetal usado.

Ilópolis possui uma área de 125 km quadrados, dos quais 63% são cobertos de mata nativa, o que faz com que o município seja o mais verde do estado em área proporcional.

– Lago Verde

Lago Verde traz no nome e na tonalidade a cor que está sempre presente no chimarrão dos gaúchos (Foto: Ricardo Fornari/Divulgação)

O lago é um dos cartões-postais do município. Foi formado artificialmente na década de 1940 para fornecer água à uma pequena usina hidrelétrica, que foi desativada na década de 1980.

O nome vem da coloração da água, rica em matéria orgânica. O Lago Verde está a menos de um quilômetro do centro da cidade.

– Cascata da Baleia

Cascata da Baleia é formada por três quedas consecutiva (Foto: Flávia Tomasini/Divulgação)

Formada por três quedas d’água consecutivas, a cascata atinge uma altura de 50 metros. A paisagem é exuberante, quase cinematográfica.

Fica próxima ao Lago Verde. Para chegar até a cascata, o turista precisa subir pouco mais de 200 degraus. A subida é recompensada pela vista.
O local é ideal para os praticantes de rapel. A trilha para a Cascata da Baleia é aberta e gratuita.

– Museu do Pão

Museu do Pão reconta a história do alimento mais antigo do mundo (Foto: Nelson Kon/Divulgação)

É um complexo arquitetônico que abriga um museu, uma escola de panificação e um moinho. O Moinho Colognese foi construído em 1917, foi restaurado e encontra-se em funcionamento.

O Museu do Pão se destaca pelo projeto arquitetônico, que buscou unir a tradição e o moderno. O local resgata a história do pão como símbolo universal da humanidade, com uma viagem no tempo que vai até o ano 4 mil antes de Cristo.

– Santuário São Paulo Apóstolo

Santuário guarda vestes do papa João Paulo II (Foto: Ricardo Fornari/Divulgação)

Único local fora do Vaticano a ser dedicado ao Apóstolo São Paulo. A igreja, construída em 1937, foi elevada à condição de santuário no ano de 2000. O Santuário recebe cerca de 10 mil visitantes por ano.

Em 2002, recebeu uma doação do então papa João Paulo II, que escolheu o nome do santo para o seu pontificado. O santuário recebeu uma veste usada pelo papa, que morreu em 2005 e foi canonizado em 2014.

O santuário também possui elementos arquitetônicos como uma escultura em tamanho real de São João Paulo II em tamanho real e estátuas em concreto dos 12 apóstolos na esplanada de entrada. O local guarda também uma gota de sangue, autenticada pelo Vaticano, do papa João Paulo II, colhida após o atentado sofrido por ele no dia 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, no Vaticano.

– Parque do Ibama / Trilha Ecoparque

Parque do Ibama é ideal para trilhas e piqueniques (Foto: Flávia Tomasini/Divulgação)

Foi construído em 1957 para ser uma estação experimental de erva-mate. Era destinado a produção de mudas para pesquisas relacionadas à espécie. É uma área de 24 hectares, que possui basicamente mata nativa.

O local, que abriga a sede do Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate), oferece um roteiro turístico-cultural, que expõe réplicas de equipamentos, imóveis e instrumentos utilizados no processo de produção da erva-mate, desde o ano de 1.500 até os dias atuais.

O parque é ideal para fazer passeio em trilhas, andar de bicicleta ou realizar um piquenique ao ar livre. A Trilha Ecoparque possui um quilômetro de extensão e, ao longo do caminho, é possível entrar em contato com espécies nativas da fauna e flora. Fica na Rua Conselheiro José Bozzetto, número 912.

Compartilhe: