Por Christiane Disconsi
No dia 22, a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais recebeu o painel “Como a IA está revolucionando e vai revolucionar os Legislativos Municipais”, comandado por Bruno Thomasi, sócio-diretor da Govsys e especialista em transformação digital com mais de 15 anos de atuação na área pública. A discussão levou aos participantes uma jornada pela evolução da tecnologia legislativa, da pedra à inteligência artificial, destacando como a inovação pode dar mais tempo e protagonismo ao mandato parlamentar.
Bruno relembrou que a história legislativa passou por fases marcantes: das leis gravadas em pedra na Antiguidade até o uso da assinatura digital, cada avanço tecnológico acelerou a padronização, reduziu erros e aumentou a eficiência. Mas agora, a mudança não é mais sobre como se registra o que é legislado — e sim sobre como se pensa, planeja e comunica o conteúdo legislativo. “A IA permite automatizar tarefas repetitivas, liberando os vereadores para o que realmente importa: estar mais próximos da comunidade”, afirmou.
Casos como o da Câmara de Gramado foram destacados por Thomasi como exemplos práticos de uso da IA para gerar pareceres de comissões, redação de discursos, criação de notícias e até legendas para redes sociais a partir da tramitação dos projetos. “Já existe solução com tudo isso integrado, com um clique, sem precisar de papel, com aplicativo, painel de votação e IA treinada com a legislação da própria Câmara”, destacou. Ao provocar os presentes com a pergunta “Quem vai deixar o marco histórico de implantar IA na sua Câmara? Você ou a próxima Mesa Diretora?”, Bruno resumiu o espírito da Marcha: o futuro do Legislativo municipal está nas mãos de quem lidera no presente.