Durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, a palestra institucional da Fundação GEAP, conduzida por Rubens Bastos do Nascimento, gerente executivo da entidade, destacou o papel estratégico da autogestão em saúde no cuidado com os servidores públicos. Com 80 anos de história, a GEAP é referência nacional, oferecendo planos de saúde exclusivos para servidores ativos, aposentados e seus dependentes, com mais de 300 mil beneficiários em todo o Brasil — incluindo cerca de 500 pessoas com mais de 100 anos de idade.
Rubens ressaltou que a GEAP é uma operadora de autogestão, ou seja, sem fins lucrativos, o que garante a reinversão dos recursos em qualidade de atendimento. “Com uma simples lei de auxílio saúde, é possível garantir atendimento sem licitação, e isso pode mudar a realidade de muitos municípios”, afirmou. O modelo oferece liberdade, personalização e foco em prevenção, e pode ser adotado por municípios que desejam ampliar o cuidado com seus quadros de servidores, reduzindo o impacto na saúde pública geral.
O gerente executivo reforçou que os vereadores têm papel essencial ao criar leis de incentivo, divulgar o modelo e facilitar a adesão a esse tipo de convênio, seja por meio de parcerias ou da formalização do benefício. “É saúde com respeito ao servidor e responsabilidade com os cofres públicos”, concluiu Rubens, convidando os legisladores a enxergar a saúde dos servidores como investimento em qualidade de gestão.
Por Christiane Disconsi