Em reunião realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, foi fundado nesta quinta-feira (09), o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE). Formado por juízes, promotores e advogados que atuam no direito eleitoral, a diretoria do instituto é formada pela ex-presidente do TRE, Elaine Macedo tendo como vice-presidente Maria Lúcia Luz Leiria, como secretário José Tedesco e como tesoureiro Lucas Lazari.
O instituto tem como objetivo fomentar o debate e a produção cientifica/cultural com foco no Direito Eleitoral e direitos fundamentais. Com esse objetivo, será mantido um foro permanente, por meio de grupos de estudos, para tratar de assuntos relacionados ao tema.
O Instituto também realizará, anualmente, um Congresso de Direito Eleitoral e buscará parcerias com instituições de ensino, entre elas a Escola Superior da Magistratura. Podem se associar ao Instituto profissionais e estudantes de áreas como Direito, Ciências Políticas e Comunicação. O presidente da União dos Vereadores do Brasil, vereador Gilson Conzatti e o assessor da Câmara de Vereadores de Arvorezinha, Noé Angelo de Melo, estiveram prestigiando o evento.