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Escolas Legislativas e o fortalecimento do mandato

O presidente da Associação Potiguar das Escolas Legislativas/ ASPEL, Diretor da Escola da Assembelia do Rio Grande do Norte, João Maria de Lima, participou da programação da XX Marcha dos Legislativos Municipais, promovida pela União dos Vereadores do Brasil/UVB, na manha desta quarta-feira(25) onde abortou o tema, As Escolas Legislativas e o fortalecimento do mandato.

No Rio Grande do Norte, destaca-se, com atuação que não se resume à capacitação de seu quadro técnico, a Escola da Assembléia, cuja missão é promover uma educação Legislativa de excelência, contribuindo – por meio de serviços educacionais – para a formação política e profissional dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para funções e atribuições do Parlamento.

Ao todo, a Escola já ofertou à sociedade potiguar 21 turmas de pós-graduação. Só no primeiro semestre de 2021, foram ofertados mais de 30 cursos, envolvendo mais de 2200 pessoas capacitadas diretamente. Para o segundo semestre de 2021, estão previstos mais de 40 cursos e duas turmas de pós-graduação lato sensu (especialização). É importante dizer que todos os cursos da Escola da Assembleia são gratuitos.

O Projeto foi lançado em 09 de setembro de 2019. Como uma das premissas da Escola é promover conhecimento a todas as instituições parceiras, colocou-se à disposição destas o que havia de melhor, fortalecendo os poderes e favorecendo o cidadão que está lá na ponta..

Isso é fundamental num cenário em que as pessoas estão descrentes com a política, e a imagem dos políticos sofre desgaste constante. Mostrar que a Câmara dos Vereadores, a casa do povo, está aberta, não só em dia de sessão, mas trazendo benefícios – o maior deles, a educação – de forma gratuita é dar conta à sociedade de que ela está em primeiro plano, que a Casa não é só o palco de debates acalorados – situação X oposição.

Nesse sentido, para que as Câmaras Municipais pudessem ser contempladas com os cursos promovidos pela Escola da Assembleia, por meio do Conexão Parlamento estabeleceu-se que os parlamentos deveriam criar suas escolas por meio de um projeto de resolução.

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