Vereadores de várias cidades maranhenses estiveram reunidos na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em São Luís, discutindo assuntos de interesse das populações e que estão inseridos na pauta municipalista de debates. Trata-se do Encontro Nacional de Vereadores e Prefeitos, que foi realizado no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento, que aconteceu pela primeira vez na capital maranhense, foi promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) – entidade que reúne as Associações e Uniões de Vereadores de todo o país e que representa os mais de 57 mil parlamentares municipais brasileiros – e contou com o apoio da AL e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). Vereadores da capital maranhense também prestigiaram o encontro.
Na abertura a composição da mesa oficial contou com as seguintes presenças: o presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, o conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, José de Ribamar Caldas Furtado, o representante da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito da cidade de São João Batista, Amarildo Pinheiro, o superintendente da UVB no Maranhão, Asaf Sobrinho, o superintendente da UVB no estado do Tocantins, Jardel Rocha, a representante da UVB, vereadora de Brejo/MA, Rafaelle Carvalho, o superintendente da UVB no Rio Grande do Sul, vereador Vanio Pressa e o procurador adjunto da UVB no estado da Bahia, Eduardo Requião.
A programação composta de painéis nos quais foram abordados temas diversos, dentre eles Prestação de Contas de Vereadores e Prefeitos e a Repercussão nas Eleições Municipais de 2016; Governança e Transparência na Gestão Pública; Pacto Federativo; Fortalecimento do Municipalismo; Novos Desafios das Eleições 2016; e Federalismo Fiscal.
PALESTRAS
Entre os palestrantes, estavam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Lourival Serejo; o advogado Eduardo Requião; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado; o secretário executivo do Ministério das Cidades, Cláudio Trinchão; além do presidente da UVB e vereador da cidade de Iraí (RS), Gilson Conzatti.