Os participante do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores e Plenária Assessoria no estado do Rio de Janeiro, no período de 28 de novembro a 01 de dezembro foi marcada pela visita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro/RJ.
A visita a Casa Legislativa foi para que os participantes do encontro conhecer as instalações da sede e a história da criação do parlamento no estado do Rio de Janeiro.
História do Poder Legislativo no Rio de Janeiro – Do pelourinho à rede virtual
Instalada a cidade do Rio de Janeiro na base do Morro Cara de Cão, o atual Pão-de-Açúcar, em 1565, Estácio de Sá procurou, de início, proteger seus colonos dos ataques inimigos. As providências jurídicas e administrativas foram deixadas para quando a situação permitisse. Somente em meados de julho do ano seguinte, com a doação de terras em forma de sesmarias, é que o governador dotou a cidade de um corpo jurídico-legislativo.
Fundado em 1566, o Poder Legislativo era formado, inicialmente, apenas por um procurador e um juiz ordinário. Foram nomeados João de Prosse como procurador da Câmara e, no ano seguinte, Pedro Namorado para o cargo de juiz ordinário. Não é muito provável que a Câmara tenha tido sede própria. Mas se houve alguma, estava instalada nas dependências da Capela de São Sebastião.