Representantes das reservas indígenas Toldo Imbu e Vila Nova fizeram uso da tribuna e pediram mais envolvimento da comunidade não indígena
Durante a sessão Ordinária desta segunda-feira(19), com o intuito de homenagear o povo indígena pelo Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o Poder Legislativo de Abelardo Luz cedeu espaço em tribuna aos representantes das duas reservas indígenas existentes no município, reserva Toldo Imbu, representada pelo Cacique Valdecir Oliveira Santos, e reserva Vila Nova, representada pelo vice-Cacique Claudecir Viri.
Os caciques lembraram um pouco da história do povo indígena no município e no país e da importância de momentos como este, de espaços para a discussão de assuntos importantes para as demandas da comunidade local.
“O conhecimento do seu jeito de viver, do seu costume a sua forma de sobrevivência, junto com a evolução que tem, para compreender como o desenvolvimento afeta a cultura do índio. Então essa iniciativa é muito importante para desencadear uma visão da população não indígena com o povo indígena, na forma de tratar e conceder espaço no direito que o índio tem levando seus anseios e propor projeto que possa vir ao encontro das necessidades da população indígena, como uma inclusão do índio no mercado de trabalho”, destacou Valdecir.
O vice-Cacique Claudecir comentou as pequenas mudanças no tratamento que demonstram interesse em melhorar essa relação “Temos junto com a gente que o respeito sempre se manteve em primeiro lugar na nossa cultura. Por isso, ser chamado de Bugre, na vivencia de hoje, nos ofende bastante, nos discrimina e nos exclui do conhecimento que estamos buscando, porque hoje nós somos cidadãos. Então pedimos que isso seja levado à população, que nos orgulha bastante sermos chamados de índio”.
O autor do requerimento de convite às lideranças indígenas, o Presidente Alzomiro Brizola comentou o momento histórico no Legislativo. “Nesta data tão importante não podíamos deixar passar a oportunidade de homenagear o povo indígena, que são os verdadeiros donos do Brasil, e destacar a importância dos índios em nosso município. Vamos cobrar do governo municipal um pouco mais empenho dentro das reservas que estão sempre ajudando, inclusive com cascalho”.
Ainda durante a sessão foram aprovados duas Moções de Aplauso às duas reservas.