O presidente de Honra da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Contas – ABEL, Florian Madruga, em participação ao Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais promovido pela União dos Vereadores do Brasil/UVB, explanou sobre Educação Legislativa.
A importância da implementação de uma escola legislativa dentro da câmara municipal primeiro que escola esta agregada a proporcionar conhecimento ao ser humano, e a Escola Legislativa é especializada em conhecimento legislativo. A maioria da população não sabem e não conhecem o papel do vereador diante da sociedade, o vereador é eleito para legislar, criar leis municipais e fiscalizar o Poder Executivo. Manter esta comunicação entre a câmara municipal e o cidadão torna a câmara mais movimentada pela comunidade que conhecem assim de perto a atividades desenvolvidas, além de capacitar assessores e servidores para desempenharem com mais eficiências suas funções no assessoramento de cada vereador.
O Poder Legislativo Municipal precisar ser respeitado e reconhecido por todos da sociedade e a escola do legislativo proporciona esta visibilidade, onde leva aos alunos, professores, lideranças comunitárias a participarem das ações da câmara como assistir uma sessão ordinária, discutir a implementação de projetos .
Para criar uma Escola do Legislativo é necessário firmar o acordo de Cooperação Técnica/ACT com o Interlegis, as informações sobre o convenio e os modelos de oficio para esse fim, podem ser obtidos no portal do Interlegis ou na Central de Atendimento (61)3303-3221.
É exigido como contrapartida que a Câmara faça a alimentação e atualização das ferramentas como o portal Modelo e o SAPL.