Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.
O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
A União dos Vereadores do Brasil-UVB apoia esta causa e em eventos promovidos pela entidade palestras são apresentadas e um dos principais temas discutidos é a “Educação para o Trânsito, Mobilidade e a Câmara Municipal”,a fins de incentivar o essencial ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. Esta é uma grande oportunidade de discutir os caminhos legais e práticos para promover segurança viária na cidade, sem impactar o orçamento municipal, e criando a base para uma segurança viária de verdade, que salva vidas e economiza recursos que hoje são drenados para o tratamento de vítimas do trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.