Durante o 5º CONGRESSO NACIONAL DE VEREADORES, realizado, em Brasília nos dias 22, 23 e 24 de Agosto, concorrido com mais de 500 vereadores, por iniciativa do presidente da UVB, Gilson Conzatti, vereador do Rio Grande do Sul, foi criado o Fórum de entidades estaduais, cujo objetivo é fortalecer os legislativos municipais e reafirmar perante os poderes estaduais e federal, a importância que o vereador tem no contexto da democracia brasileira.
Foram eleitos, com à presidência do vereador Cesar Veras, vereador de Camocim, no Ceara, os representantes de BAHIA, Edylene Ferreira; São Paulo, Sebastião Misiara; Mato Grosso do Sul, Jeovani Vieira dos Santos; Adriana Ramos, do Amapá; Júlio Makuch, do Paraná; Ricardo de Oliveira, de Goiás; Silomar Garcia Silveira , Rio Grande do Sul; Vereadora Ledinha do Sergipe; Vereador Evandro de Minas Gerais. O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, e vice-presidente do Fórum , elogiou a liderança do presidente da UVB, Gilson Conzatti, dizendo que ele colocou a entidade na agenda do Poder da República e fazendo com que “todos respeitem como é devido o agente público mais próximo do cidadão” , disse.
A primeira reunião do Fórum será em São Paulo e se tornará itinerante. Por outro lado o Congresso recebeu diversas autoridades . Todos tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do ministro do TCU, Augusto Nardes, que pretende criar a Lei da Governança, que tem o propósito de oferecer caminhos para que prefeitos e municípios entreguem aquilo que a população espera.