O Congresso Nacional retoma oficialmente as atividades parlamentares de 2026 nesta segunda-feira (2), com uma sessão solene marcada para as 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A cerimônia marca o início da quarta e última sessão legislativa da 57ª Legislatura, que começou em 2023, reunindo senadores e deputados federais. Antes da sessão no plenário, está prevista a tradicional solenidade externa no Palácio do Congresso Nacional, com a participação das Forças Armadas e cerimônias oficiais, incluindo execução do Hino Nacional e salva de 21 tiros de canhão.
Durante a sessão, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), fará a abertura dos trabalhos, seguida da leitura da mensagem do Poder Executivo, que apresenta os temas e projetos prioritários para 2026. A leitura será feita pelo ministro-chefe da Casa Civil, com o documento sendo entregue ao Congresso por meio do primeiro-secretário da Mesa.
Também está prevista a leitura de mensagem do Poder Judiciário, com participação de representantes dos três Poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário — reforçando o caráter institucional da solenidade.





