Whatsapp

Conectar é mais importante que informar, diz Marcelo Vitorino em painel sobre comunicação de mandato

 

Em um dos painéis mais provocativos da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, o estrategista político Marcelo Vitorino chamou os parlamentares à responsabilidade de se comunicarem de forma mais humana e empática com seus eleitores. “Quem toca o coração, não precisa pagar para ser ouvido”, afirmou, ao defender que o sucesso na comunicação política está menos na divulgação de números e obras, e mais na construção de conexão emocional com o cidadão.

Com mais de duas décadas de experiência no marketing eleitoral, Vitorino destacou que os vereadores vivem hoje um grande desafio: disputar atenção na era do “cidadão Netflix”, que escolhe o que quer ver e consome conteúdos com um simples clique. “Não é o ‘bom dia’ que vai prender alguém no seu vídeo. É a história por trás da ação que comunica mais do que a ação em si”, alertou, incentivando o uso de narrativas do cotidiano, empatia e roteiros bem estruturados como ferramentas essenciais para conquistar o eleitorado.

Durante sua apresentação, o criador do curso Eu Vereador e coautor do livro Seja Vereador também apresentou estratégias para transformar críticos em apoiadores, exemplificando como vídeos bem produzidos — com iluminação, som e formato adequado — podem gerar engajamento real. Ao final, reforçou que todo conteúdo político eficaz precisa conter quatro ingredientes: problema, abrangência, solução e forma de execução. “Mostrar a realidade de quem vai ser impactado e como resolver o problema é o que gera conexão verdadeira”, concluiu.

Por Christiane Disconsi

Compartilhe: