O professor e consultor de marketing político, Marcelo Vitorino nos trouxe o tema “Como Comunicar e Aumentar a Reputação”.
Com 20 anos de experiência em eleições, Vitorino mostrou que as campanhas vencedoras estão sempre aliadas a grandes temas. “Por exemplo, 2018 foi o ano da cultura. Em 2020 foi a vez das campanhas municipais e o momento da renovação”, afirma o professor. Para ele, o “lead” da eleição de 2024 é o descrédito da classe política.
Marcelo afirma que o eleitor não está preocupado nesse momento com as eleições. “Quem distribuir material, vai estar desperdiçando dinheiro. Repense o mandato nos próximos 2 meses.” Ainda aconselha que o candidato comece o planejamento de trás pra frente.
Para Marcelo, toda semana é um grande passo para se comunicar com o seu público e ele destaca que a conexão emocional é um dos pontos essenciais para a reputação política. “Peça ao eleitor para avaliar seu trabalho. Em seguida, diga o que pensa fazer no futuro. Ouça mais e deixe claro seu propósito. Lembre-se: deixe de falar de si e use ‘nós’ sempre”.