Whatsapp

Comissão Especial da Câmara de Toledo discute alterações no sistema viário do município em audiência pública

 

 

O projeto debatido visa melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade urbana de Toledo, impactando diretamente o acesso ao Biopark

Na manhã desta sexta-feira (10), os vereadores Bruno Radunz, Professor Oseias, Sérgio Japonês, Professora Marli e Katchi Nascimento, membros da Comissão Especial responsável pela análise do Projeto de Lei (PL) 182/2025, estiveram reunidos no Plenário Edílio Ferreira, da Câmara Municipal de Toledo, para uma audiência pública sobre o projeto. O encontro também contou com a presença do vereador Jairo Cerbarro, representantes do Biopark e da Secretaria de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade de Toledo.

O PL 182/2025 propõe alterações na legislação que rege o sistema viário do município, em especial no que diz respeito a uma nova via de ligação entre a sede do município e o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK). A proposta visa formalizar a rodovia conhecida como “Eixão”. A rodovia foi incluída na Lei Complementar nº 27, que estabelece diretrizes para o planejamento e gestão do território de Toledo. O objetivo da atualização da legislação é oficializar o nome e as especificações da via, além de adequar os anexos que tratam do sistema viário.

Tainara Aline da Silva, diretora da Secretaria de Planejamento, destacou que os aspectos ambientais e de infraestrutura, como o sistema de drenagem, acessibilidade, ciclovias e passeios, já foram contemplados no projeto, que conta com licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAT). “Todos os apontamentos relacionados ao sistema de drenagem foram verificados. A obra já tem a licença prévia e segue as normas de acessibilidade e mobilidade, requisitos essenciais para aprovação”, explicou Tainara.

Além disso, o assessor de Governo da Prefeitura de Toledo, Neuroci Frizzo, anunciou que o Estado já se comprometeu a destinar mais de R$ 80 milhões para a execução da obra, com uma contrapartida do município de apenas 5%. “O recurso já foi garantido, e o município irá negociar as áreas impactadas pela nova via”, afirmou Frizzo.

Na audiência também ficou definido que o processo seguirá com nova reunião marcada para o dia 20 de outubro, para dar continuidade aos trâmites necessários à aprovação do projeto.

Assista à audiência pública

Todas as falas dos vereadores e da comunidade sobre o projeto

estão disponíveis no Canal do Youtube da Câmara: https://www.youtube.com/live/7XRJRr9k-oo?si=LqxK6qLuihDbcXxj

Mayara Schaffner – Departamento de Comunicação

Compartilhe: