Whatsapp

Cidades Inovadoras, Cidades do Futuro no Presente

Paulo Renato foi um  dos palestrantes  e levou uma mensagem clara: não podemos planejar as cidades de 2025 como pensávamos em 2005. O poder público municipal precisa elevar o nível de suas políticas públicas.

Falou sobre inovação, inteligência artificial, participação cidadã e o papel dos governos e vereadores na construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis, com cases reais de Encantado, Gravataí, Lucas do Rio Verde e Medellín para inspirar novas práticas.

As cidades do futuro já estão sendo construídas agora. Não se trata apenas de tecnologia, mas de uma transformação cultural e estrutural que envolve governança inteligente, sustentabilidade, participação cidadã e soluções urbanas centradas nas pessoas. A inovação nas cidades é um processo vivo, que exige articulação entre setor público, iniciativa privada, academia e sociedade civil.

Paulo Renato Ardenghi, é advogado, mestre em Antropologia, professor convidado nos MBAs de Empreendedorismo e Inovação da PUC/RS e de Gestão da Inovação da Unisinos. Como empreendedor e estudioso das dinâmicas sociais e culturais, Ardenghi apresentou uma leitura única e interdisciplinar sobre como inovação, direito, cultura e território se conectam na prática para transformar as cidades hoje.

Compartilhe: