O objetivo da iniciativa é reforçar o compromisso com a saúde mental e oferecer um local de trabalho que preze pelo bem estar individual e que impacte em uma melhor convivência em sociedade.
O momento foi marcado por uma palestra dada pela Psicóloga da Câmara Municipal, Giordana Bravin, que na oportunidade, fez uma pequena análise da saúde mental dos Vereadores presentes e Servidores, levando em consideração o estresse, ansiedade, exercício físico e sono.
A Psicóloga especialista em Saúde da Família destacou também a importância de se dedicar nas relações no ambiente de trabalho. “Cultivar um ambiente acolhedor implica em promover inclusão, reconhecendo e valorizando as diferenças individuais. Certamente, as pessoas possuem problemas dos mais diversos motivos e condições, mas a questão é ter um olhar mais empático para as pessoas que convivem o dia a dia conosco e que por sua vez, envolve compreender as experiências e sentimentos dos colegas, fortalecendo assim, as relações interpessoais”, explicou à psicóloga, Giordana Bravin.
Para o Servidor, Valmere Santana, a saúde mental tem muito a impactar no meio profissional. “A saúde mental dos brasileiros foi muito afetada durante a pandemia, pela ansiedade, incertezas e medo. Agora, no “novo normal”, muitas destas cicatrizes permanecem e nos trazem desconforto. A iniciativa de um programa de saúde mental para os servidores, que oferece acolhimento e reflexão sobre nós mesmos, nossos traumas e nossas formas de enfrentar as contrariedades que o mundo nos impõe, é fundamental para que, com equilíbrio emocional e saúde mental, possamos enfrentar os desafios profissionais com mais segurança, leveza e competência”, informou.
A Servidora, Daiany Premoli Soares, também mencionou a importância da iniciativa. “Nós sabemos o quanto o desgaste do dia a dia pode ser cansativo. E sabemos que esse desgaste pode acabar resultando em um atrito com os nossos colegas de trabalho. Com isso, nós podemos acabar levando esses problemas para nossas casas, afetando a família. Essa iniciativa da Câmara Municipal será de grande importância para o nosso desenvolvimento pessoal e nosso convívio no trabalho”, acrescentou à servidora.
O período de pós-pandemia, junto com fatores como o intenso uso de redes sociais, economia, solidão, estresse e violência, gerou uma crise de saúde mental de maneira global. Casos de depressão, ansiedade e síndrome de Burnout têm crescido de maneira significativa. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo – uma em cada oito – apresentam pelo menos um problema relacionado à saúde mental.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano – ES