O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância da autonomia municipal e criticou a excessiva centralização de poder em Brasília durante sua participação na XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, nesta quinta-feira (24), em Brasília. Para ele, a descentralização é essencial para a efetividade do pacto federativo. “Luto para que não se retire a prerrogativa dos municípios. Se somos um Estado federado, temos que respeitar as unidades estaduais e municipais. Quanto mais se concentra o poder em Brasília, mais se retira a capacidade de legislar. Essa é a realidade que venho alertando”, afirmou.
A defesa do municipalismo marcou a fala de Caiado, que também destacou a importância de construir uma gestão integrada entre os diferentes níveis de governo. “Só se é um bom governador se houver capilaridade, como a de um vereador. É preciso governar com prefeitos, vereadores e deputados, entendendo que não se é dono da caneta. Assim, os benefícios chegam à população”, completou.
Ao abordar a Reforma Tributária, tema central de seu painel, Caiado fez um alerta sobre os riscos de medidas que ignorem a realidade local. “Não se pode tomar decisões distantes do povo. Brasília precisa parar de ditar regras sem conhecer a realidade dos municípios. O vereador é quem está ao lado do cidadão todos os dias e precisa ser valorizado”, afirmou. A fala do governador foi recebida com entusiasmo por parlamentares de diferentes regiões, que lotaram o auditório e demonstraram apoio à sua defesa firme do municipalismo.
Por Christiane Disconsi