Fundada em 27 de abril de 1984, a Avevi – Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu, sempre esteve atenta as reivindicações da classe. Principalmente no que se refere à valorização dos trabalhos dos vereadores e da classe política. Atuou fortemente até os anos noventa e por causa de algumas indefinições quando ao local da sede e a forma de contribuição que vinha sendo repassada pelos vereadores para a entidade, houve uma paralisação das atividades.
Em 2005 por iniciativa do então presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Marcos Mannes, foi realizado um encontro com os presidentes de câmaras e vereadores da região com o objetivo de reativar a associação. Na oportunidade foram convidados representantes da União das Câmaras do Alto Vale do Itajaí – Ucavi, que serviria de modelo para associação.
Em um novo encontro ainda no ano de 2005, foi formada uma comissão provisória para dar um encaminhamento nesta reativação. Marcos Mannes ficou com a presidência, Márcia Aguiar de Barra Velha com a vice-presidência, e Almir Trevisani de Massaranduba como secretário. No início da legislatura 2010/2014 os vereadores definiram os valores da contribuição financeira das câmaras ou vereadores para com a Avevi, o local de sua sede, e a composição de uma nova diretoria.
No início de Abril de 2010, o idealizador desta reativação da entidade e Vereador no município de Guaramirim Marcos Mannes acabou falecendo entristecendo a classe. Seus colegas mesmo abatidos com o fato levaram adiante a idéia e formaram uma nova comissão provisória, com Valmor Pianezer de Schroeder, na Presidência e Jorge Feldmann de Guaramirim na Vice-Presidência.
A primeira diretoria da Avevi após a reativação ficou assim constituída. Presidente Valmor Pianezzer (Schroeder), Vice-Presidente Jorge Feldmann (Guaramirim), Primeiro Secretário Jair Irineu Bernardo (Barra Velha), Segundo Secretário Inácio Besen (Massaranduba), Primeiro Tesoureiro Wilson Jean Gessner (Corupá), Segundo Tesoureiro Gilberto Luiz da Silva Azevedo (São João do Itaperiu), Relações Públicas Jean Carlo Leuprecht (Jaraguá do Sul). Conselho Fiscal – Titulares; Natália Lúcia Petry (Jaraguá do Sul), José Acácio Delmonego (São João do Itaperiu), Valdir Zapellini (Massaranduba). Suplente; Nivaldo José Ramos (Barra Velha), Osni Fortunato (Guaramirim), Nilton Richter (Corupá).
fonte:uvesc.org.br