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Artigo: O papel do marketing eleitoral na política contemporânea

Por Wesley Araújo, advogado especialista em Direito Eleitoral

Você já parou para pensar na importância do marketing eleitoral? As últimas eleições nos permitem afirmar que a forma de realizar as campanhas eleitorais mudou de maneira significativa. Os palanques deram lugar às plataformas digitais, o que exige uma nova postura dos candidatos perante o eleitorado.

Em um cenário político cada vez mais competitivo e virtualizado, é fundamental que os candidatos se adequem a essa nova realidade, visando se destacar e conquistar a confiança do eleitorado. É aí que entra o poder do marketing eleitoral!

O marketing eleitoral é uma ferramenta poderosa, capaz de moldar a percepção do público e influenciar suas decisões nas urnas. O que não falta são exemplos de candidatos que conseguiram ganhar a eleição justamente porque entenderam como usar essa ferramenta, capitalizando a influência nas redes sociais e convertendo em votos. Sem dúvidas, a imagem do candidato construída por meio das redes socias tem sido um fator decisivo em muitas campanhas eleitorais.

Contudo, é preciso compreender a importância de realizar um trabalho prévio, que antecede o próprio período eleitoral, fazendo-se necessário manter um diálogo aberto com a população, construir estratégias e uma imagem positiva, o que irá, no momento oportuno, possibilitar transmitir suas ideias e criar engajamento, principalmente, com o público mais jovem, que passou a participar ativamente do processo eleitoral, fenômeno provocado pelas redes sociais.

É importante destacarmos que uma das principais vantagens do marketing eleitoral é a capacidade de alcançar um grande número de pessoas de maneira eficiente. Através das redes sociais, sites, blogs os candidatos podem se conectar com seus diversos eleitores de forma direta, o que permitirá, debater os problemas de cada bairro, povoado, seja na cidade ou no campo, católicos ou evangélicos, pessoas mais conservadoras ou liberais, o importante é se fazer presente e conhecido em todas os espaços socias. E da mesma forma que as propostas expostas pelo candidato chegarão até o eleitor, as demandas e reivindicações dos eleitores chegarão com mais facilidade a esse candidato.

Seu discurso passará a ser alinhado com as boas práticas, construindo uma imagem sólida e confiável, uma identidade visual bem elaborada, com propostas coerentes com a realidade local e com ações consistentes. Ganhar a confiança do eleitorado e sua credibilidade serão essenciais para obter o apoio, resultando num bom desempenho nas urnas.

No entanto, é importante ressaltar que o marketing eleitoral deve observar as normas relacionadas a propaganda eleitoral, com intuito de evitar descumprimento da legislação e aplicação das multas. A manipulação e a disseminação de informações falsas são práticas condenáveis e prejudiciais para a democracia e, a depender da situação, podem ser consideradas, abuso do poder político, econômico e dos meios de comunicação, o que enseja, inclusive, a perda do próprio mandato.  Sendo assim, é fundamental que os candidatos utilizem o marketing eleitoral de forma responsável, respeitando os princípios democráticos.

Nesse contexto, o marketing eleitoral também ajuda o pretenso candidato a construir uma presença sólida nas redes sociais e nos canais de comunicação online, permitindo monitorar ativamente as informações que circulam sobre sua candidatura, o preparando para responder prontamente a qualquer fake news que surgir. A criação desses canais será fundamental para desmascarar as informações falsas, apresentando fatos verificáveis e fornecendo uma narrativa coerente.

Portanto, o marketing eleitoral desempenha um papel fundamental na política contemporânea, no entanto, é imprescindível que essa ferramenta seja utilizada de forma ética e responsável, sempre visando o fortalecimento da democracia e o interesse coletivo.

Por Wesley Araújo, advogado especialista em Direito Eleitoral

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