Respeitando todos os protocolos sanitários exigidos pela OMS e o Decreto do GDF N.41.214, a União dos Vereadores do Brasil -UVB, realizou a abertura oficial da XIX Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil.
A cerimônia de abertura foi comandada pelo Presidente da UVB, Gilson Conzatti, que agradeceu e parabenizou a todos os vereadores presentes pela coragem em participar do evento pois em muitos Estados e Municípios diversas criticas apontadas por jornalista em participar de eventos, principalmente os vereadores não eleitos. Conzatti enfatizou ainda de que a participação e presença dos vereadores, é legal e moral dentro das normas constitucionais, onde está claro que o mandato e o interesse público se encerram em 31 de dezembro e não no dia da eleição. ”Somos mais de 57.900 homens e mulheres que buscam melhorias para os municípios e nos precisamos entender e passa essa mensagem a população que enquanto houver essa divisão do corpo tributário injusta aos municípios, não dá para admitir que 60% de tudo que se arrecada no pais ainda fique em Brasília com o Governo Federal e os municípios somente entre 15 a 18%”.
A mesa foi composta pelos vereadores, Asaf Sobrinho, Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão ( UVCM), Vereador Mauricio Bezerra ( Floriano-PI), Presidente da ASCAMAJA, Paulo Alexandre Lopes, Presidente da Câmara de Toritama-PE, José Arimatéia, Vereadora Tânia Conceição de Dias D’ Avila-BA, Vereadora de Balsas – MA, Isaura Ferreira e o Vereador Mauro Cesar de Formiga – MG. Todos os parlamentares fizeram sua manifestação e ressaltaram o trabalho a UVB pela a realização da XIX Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil e pela luta em defesa de mais recursos para os municípios.