Whatsapp

A importância dos Núcleos Organizados de Vereadores

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é essencial que os representantes locais se organizem em torno de pautas comuns. A criação de núcleos organizados de vereadores, como a Uvebs (União dos Vereadores da Baixada Santista) — entidade que já tem 15 anos —, fortalece a atuação política e dá voz unificada às demandas regionais. Ao se reunirem em grupos sólidos e temáticos, os parlamentares locais ganham mais força para defender causas estruturantes, trocar experiências, apresentar estudos de caso e propor soluções que já deram certo em outras cidades.

Esses núcleos são espaços de troca, articulação e formação. Além de criarem referências em setores estratégicos — como saúde, mobilidade, segurança e meio ambiente —, eles permitem que vereadores se especializem e se tornem porta-vozes dessas agendas em suas regiões e fora delas. A união também fortalece o diálogo com outras esferas do poder, como governos estaduais e federal, potencializando o impacto das ações locais.

Ao militar temas com profundidade, os núcleos ajudam a definir prioridades para o futuro do Brasil. Mais do que reagir a demandas pontuais, passam a atuar com planejamento, estratégia e visão de longo prazo. O resultado? Políticas públicas mais consistentes, maior representatividade regional e vereadores mais preparados para liderar transformações reais nas cidades que representam.

A apresentação foi conduzida pelo Secretário Executivo da União dos Vereadores da Baixada Santista/ UVEBS, Pedro Garofalo
entidade  fundada em 2010, composta por 142 vereadores representa cerca de dois milhões de habitantes.

Compartilhe: